VOCÊ SABE O QUE SÃO LAWTECHS OU LEGALTECHS?

VOCÊ SABE O QUE SÃO LAWTECHS OU LEGALTECHS?

Nesse breve artigo falo especialmente para os estimados colegas advogados e estudantes de Direito e profissionais que auxiliam os setores jurídicos como um todo, esclarecendo dúvidas e trazendo a realidade dos Grandes Centros como forma de repassá-la e expandi-la.  Acredito que conhecimento deve ser compartilhado e não contido, pois quanto mais pessoais tiverem acesso a informação os trabalhos são facilitados e se ganhará mais tempo livre para se fazer o que gosta. Vamos então ao tema: Diante da complexidade que é se trabalhar com papel e informação cada vez mais no setor jurídico foi se buscando soluções que vão desde a utilização dos computadores até a digitalização e inclusão em sistemas de software e nesse contexto surgem as empresas chamadas de  lawtech ou legaltech que vem ganhando cada vez mais espaço. No sentido da nomenclatura  a Abreviação de Legal Technology – law (advocacia) e  technology (tecnologia) –, o termo lawtech é usado para nomear startups que criam produtos e serviços de base tecnológica para melhorar o setor jurídico de modo que  essas empresas desenvolvem soluções para facilitar a rotina dos advogados, conectar cidadãos ao direito e mudar, em menor ou maior grau, a forma de atuação do poder Judiciário. Atualmente, as lawtechs brasileiras estão divididas em nas seguintes categorias:

Analytics e Jurimetria – As startups dessa categoria, geralmente, são plataformas de análise e compilação de dados e jurimetria.

Automação e Gestão de Documentos – O jurídico brasileiro tem muita informação, contratos e petições. Pensando automatizar esses processos, softwares de automação de documentos jurídicos e gestão do ciclo de vida de contratos e processos estão surgindo para economizar tempo e gerar eficiência.

Conteúdo Jurídico, Educação e Consultoria – Em geral, se enquadram portais de informação, legislação, notícias e até empresas de consultoria com serviços desde segurança de informação a assessoria tributária.

Extração e monitoramento de dados públicos – Nessa categoria, encontramos softwares de monitoramento e gestão de informações públicas como publicações, andamentos processuais, legislação e documentos cartorários.

Gestão – Escritórios e Departamentos Jurídicos – Soluções de gestão de informações para escritórios e departamentos jurídicos.

AI – Setor Público – Soluções de Inteligência Artificial para tribunais e poder público.

Redes de Profissionais – Nessa categoria, se encaixam redes de conexão entre profissionais do direito, que permitem a pessoas e empresas encontrarem advogados em todo o Brasil.

Resolução de conflitos online – Empresas dedicadas à resolução online de conflitos por formas alternativas ao processo judicial como mediação, arbitragem e negociação de acordos.

Sendo assim é passado associar o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, pois com ajuda da tecnologia essa realidade vem mudando através da Legaltechs ou Lawtechs já que estas fornecem produtos e serviços que atendem demandas de advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho de nós profissionais que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais, e especialmente no Brasil de acordo com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, já são mais de 100 startups jurídicas no país e esse número tem uma tendência a aumentar como forma de encontrar soluções para facilitar a vida de todos que atuam no setor jurídico.

FONTES:

www.aurum.com.br 

legaltechnobrasil.com.br

https://startse.com/noticia/o-que-e-lawtech

 

Mais postagens

APOSENTADORIA HÍBRIDA

APOSENTADORIA HÍBRIDA

setembro 16, 2020

A aposentadoria híbrida (ou aposentadoria mista) é possível desde 2008, pela  Lei nº 11.718, porém, ainda pouco popular entre os segurados. No entanto, merece bastante atenção, poi

DANO MORAL NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

DANO MORAL NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

setembro 16, 2020

O INSS tem deixado insatisfeitos inúmeros segurados, na maioria dos casos, devido à demora na análise de seus requerimentos e insuficiência nas informações oferecidas. Ocorre que e

APOSENTADORIA ESPECIAL

APOSENTADORIA ESPECIAL

setembro 14, 2020

No direito previdenciário brasileiro podem ser encontrados alguns tipos de aposentadorias, dentre essas, uma que causa bastante dúvida e interesse é a Aposentadoria Especial, devid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *